COMO TUDO COMEÇOU!!!


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Miguel José Pereira foi criada através do decreto 8741 de 11/02/1958 apenas com o nome de Grupo Escolar.
Em abril de 1960 a diretora de então, escreveu uma carta ao Coronel Comandante Geral da Brigada Militar solicitando a indicação do nome de um oficial para ser adotado como Patrono do Grupo Escolar.
O Coronel então respondeu a solicitação da diretora Dinah Ribas sugerindo o nome do Major Miguel José Pereira, por ter sido este um militar de muitas qualidades.

MAJOR MIGUEL JOSÉ PEREIRA era um homem de notória cultura.
Foi o primeiro professor de Língua Portuguesa do curso de Ensino da Brigada Militar e também o primeiro historiador da Brigada Militar.

A sugestão foi, então, acatada e a partir de 11/07/1962 o GRUPO ESCOLAR, passou a chamar-se GRUPO ESCOLAR MAJOR MIGUEL JOSÉ PEREIRA.

10 comentários:

  1. Entrei nesta Escola em março de 1964, ao 12 anos de idade, no 4. ano primário. Lembro como se fôsse hoje..O Diretor era o João Rijon, mais tarde foi Ivone Pires. Minha professora quando ingressei nesta escola, era a Marlô Zanela..Seu carro era uma camnioneta "Dodge Perua" ano 51..

    ResponderExcluir
  2. eu estudo nessa escola ela é muito legal!!!!!!meu nome é:LUCAS MISSIAGGIA LAGO:

    ResponderExcluir
  3. Ingressei na escola em 1967; tenho fotos; tinha como professora a senhora Cleni Vescia; meus colegas, lembro alguns: Vanderlei, Jairo domiciano, Jorge Ronaldo, Luiz Antonio (hoje dentista),Margareth Machio (hoje advogada como eu). Saudades....tenho fotos e posso enviar.
    Assina: JOSE LAIRTON GRABOWSKI

    ResponderExcluir
  4. meu email: advlairton2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. o simbolo do uniforme do Major lembra o simbolo que foi usado nos uniformes dos prisioneiros nos campos de concentração nazista.

    O triangulo invertido

    (sinistro...)

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Ana e minha amiga Nick estudamos nessa escola

    ResponderExcluir
  7. Estudei de 1970 a 1963

    ResponderExcluir
  8. Quem conheceu a professora Vera Ramos?

    ResponderExcluir