
MAJOR MIGUEL JOSÉ PEREIRA nasceu em Taquari, RS, no dia 29 de setembro de 1870, filho do tenente Coronel Tomaz José Pereira.
Ao iniciar sua carreira militar já possuía algum preparo intelectual e sempre procurou aperfeiçoar seus conhecimentos, principalmente na língua portuguesa.
Sabendo utilizar com perfeição a língua portuguesa e escritos primorosos de raros recursos, Miguel Miguel José Pereira paralelamente às atividades militares colabora com vários jornais e revistas, principalmente na Revista Militar publicada naquela época em Porto Alegre.
Entre seus artigos publicados destacaram-se os que consideravam necessários as forças estaduais que deveriam ser considerados como reservas do Exército Nacional.
Foi Major Miguel José Pereira o incentivador do ensino teórico na Brigada Militar, organizando e selecionando vários cursos para oficiais e sargentos.
Mesmo depois de reformado Major Miguel José Pereira prestou serviços à Força que ele tanto honrou.
Foi professor de Língua Portuguesa para cursos de Oficiais criado em 1918 por Emílio Massot.
Escreveu também um livro “Esboço Histórico da Brigada Militar” trabalho de alto valor.
Foi muito louvado pela forma correta, disciplinada e valorosa que desempenhou as árduas funções de seu posto.
Em recompensa aos atos de bravura praticados na defesa da República o Governo Federal concedeu-lhe as honras do posto de Capitão do Exército.
Em Maio de 1911, sentindo-se doente e impossibilitado de continuar suportando os rigores da caserna, Major Miguel José Pereira foi reformado em 09/10/1911.
Recolheu-se à vida privada, com a mesma modéstia que sempre o caracterizou, entregando-se ao estudo e a leitura.
Major Miguel José Pereira viveu seus últimos anos em Taquari sua terra Natal, faleceu aos 57 anos, em 31 de agosto de 1927. A morte veio colher do convívio de seus parentes e inúmeros amigos que muito o prantearam.